DER fará inspeção de pontes e viadutos em rodovias estaduais do Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai realizar uma grande operação de inspeção de obras de arte especiais (pontes e viadutos) em rodovias estaduais de todas as regiões do estado.

Ao todo, serão 920 estruturas, como pontes, viadutos e trincheiras, passarelas, passa-gado e passagens de fauna, vistoriadas.

O objetivo é avaliar as condições dessas estruturas e planejar obras de manutenção e conservação conforme a necessidade, garantindo que continuem servindo suas funções na malha rodoviária pelos próximos anos, com segurança ao usuário. Também serão verificadas melhorias realizadas anteriormente, como reparos e recuperação.

“Esta á a segunda grande inspeção de obras de arte especiais das rodovias do DER que estamos realizando, iniciativa que deu origem a obras em quase 200 pontes e viadutos em anos recentes”, afirma o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

“E agora vamos expandir ainda mais o escopo para inspecionar outras estruturas e dispositivos e criar cadastros inéditos”, diz Furiatti, em referência ao demais objetos da licitação, a inspeção e cadastro de obras de arte correntes, estruturas de contenção de taludes e dispositivos de drenagem superficial.

O resultado desta inspeção será aproveitado na elaboração de projetos básicos de manutenção e conservação, base para a licitação de obras futuras que vão garantir melhor estabilidade e segurança das rodovias estaduais, inclusive contra efeitos climáticos extremos.

A inspeção anterior, realizado entre 2021 e 2022, somente nas obras de arte especiais, resultou na contratação de obras de manutenção e recuperação de 195 estruturas em todo o estado, um investimento de R$ 114.225.434,76.

Licitação
A licitação está sendo realizada na modalidade pregão eletrônico, em que os participantes disputam oferecendo propostas de preço cada vez menores, até um ser declarado vencedor. A sessão de disputa acontece no portal de compras do governo federal, o compras.gov, no dia 29 de julho.

O orçamento máximo estimado é de R$ 6.893.768,42, com prazo de execução de 450 dias corridos, após ser concluída a licitação, assinado contrato e emitida ordem de serviço.

Fonte: Blog do Caminhoneiro – https://blogdocaminhoneiro.com/2024/07/der-fara-inspecao-de-pontes-e-viadutos-em-rodovias-estaduais-do-parana/#google_vignette