Na última segunda-feira, 16, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo a Portaria nº 080/25, que homologou a Norma Técnica de Avaliação de Segurança para a passagem de guindastes de 7 eixos e 84 toneladas, e de 8 eixos e 96 toneladas, em Obras de Arte Especiais.
Os trabalhos técnicos no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) foram conduzidos pelo diretor de Engenharia, Dr. José Carlos de Moraes Rodrigues Alves, e culminaram na publicação da portaria.
Sob a coordenação do departamento técnico do DER, uma prova de carga estática e dinâmica foi realizada no viaduto sobre a SP-304 – Km 139+250, etapa considerada fundamental no processo. Para a realização do teste, houve a disponibilização voluntária de um guindaste de 8 eixos e de cavalos mecânicos pelas empresas associadas ao SINDIPESA: Guindastes Tatuapé, Locar, Transdata e Tomé.
Segundo o vice-presidente executivo do SINDIPESA, Dasio de Souza e Silva Junior, a contribuição do setor privado foi essencial no processo, reafirmando o compromisso da entidade com a segurança nas operações e com o avanço da regulação responsável no transporte de cargas especiais.
Confira a Portaria na íntegra.
Fonte: SINDIPESA / Foto: Banco de Imagens – Canva