O mercado de trabalho expandiu-se significativamente, nos últimos anos, e o desafio atual é capacitar trabalhadores para ocupar as vagas disponíveis, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, nesta sexta-feira (15), durante a abertura da Feira Emprega Transporte, em São Paulo (SP). Com mais de 3 mil inscritos, o evento, realizado pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ofereceu mais de 1,8 mil vagas de emprego em 46 empresas, além de serviços gratuitos de orientação profissional, elaboração de currículos, workshops e encaminhamento de candidatos pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego).
“Queremos ser uma sociedade melhor, que valoriza o trabalho. Então, agradecemos essa parceria (com o Sistema Transporte) para dar oportunidade às pessoas que precisam trabalhar. Hoje, aqui, são mais de 1,8 mil vagas ofertadas, mas quem não conseguir uma delas vai sair com orientações do que está faltando no seu currículo para conquistar uma oportunidade no setor de transporte ou em outro setor”, frisou o ministro.
O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, que também participou da solenidade, ressaltou a relevância da iniciativa para aproximar empresas e candidatos, promovendo oportunidades de trabalho e qualificação profissional. “Ver todo esse movimento aqui é motivo de muita satisfação, pois vemos que atingimos o objetivo. Ao longo deste ano, temos previstas mais de 60 feiras como esta para promover o emprego, e o SEST SENAT também ajuda os candidatos com a qualificação necessária para exercer bem suas profissões”, completou.
O presidente da Fetcesp (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo) e do CRSP (Conselho Regional de São Paulo) do SEST SENAT, Carlos Panzan, destacou a importância da Instituição para a empregabilidade no setor. “Essas feiras têm trazido um alento grande às nossas empresas e aos empregados. No setor de transporte, temos uma defasagem de 30% de profissionais. Então, esse trabalho é fundamental”, enfatizou.
Já o presidente da Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), Marcelo Rodrigues, observou que o evento contribui para aproximar o capital do trabalho. “Aqui é possível conquistar uma oportunidade e, com a qualificação necessária, crescer na carreira. Esse é o propósito desta Feira hoje”, afirmou.
Para pleitearem uma das vagas ofertadas no evento, os candidatos cadastraram, gratuitamente, seus currículos na plataforma Emprega Transporte, um portal gratuito que conecta empresas a profissionais qualificados. O site recebe continuamente o cadastro tanto de vagas de empresas quanto de currículos de candidatos de todo o Brasil.
Oportunidades
Samantha Etorrigo, de Guarulhos (SP), participou do evento em busca de uma vaga na área de inspeção de segurança aeroportuária. Ela afirma ter saído satisfeita com a dinâmica da Feira e esperançosa quanto à contratação. “Eu achei bem interessante. Tem várias empresas e muitas vagas. Só não trabalha quem não quer. Viu? Tem muitas oportunidades, e os salários estão compatíveis com o mercado.”
Durante a Feira, foi promovido o painel “Movimento que Transporta: diversidade em rota de oportunidades”, que abordou a inclusão e representatividade no setor de transporte. Participaram do debate a secretária municipal dos Direitos LGBT, Léo Áquilla; a coordenadora municipal dos Direitos dos Imigrantes, Ana Leon; a headhunter e influenciadora, Karla Clarindo; e a representante do projeto Vez e Voz (iniciativa voltada a ampliar a participação e visibilidade de mulheres no transporte), Camila Florencio.
A Feira Emprega Transporte SEST SENAT foi organizada em parceria com o Setcesp, a Fumtran (Fundação Memória do Transporte), o Sine, o Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo), o Ministério do Trabalho e Emprego e Secretarias Municipais de Trabalho de São Paulo, Osasco, Atibaia e Guarulhos. A coordenação ficou a cargo das unidades operacionais de Fernão Dias, Parque Novo Mundo, Santo Amaro, Vila Jaguara e Guarulhos.
A ação integra o projeto nacional Emprega Transporte, iniciativa do SEST SENAT que busca gerar oportunidades e impulsionar a qualificação profissional em todo o Brasil. Somente em 2025, estão previstas 60 feiras. Até o momento, o projeto já impactou mais de 5 mil pessoas, mobilizou 300 empresas, ofertou 3 mil vagas e resultou em 252 contratações efetivas neste ano.
Por meio de parcerias estratégicas, como o Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Trabalho e Emprego, a plataforma Emprega Transporte foi integrada ao Sine, ampliando seu alcance e potencializando os resultados para empregadores e candidatos.
Fonte: CNT