No momento, você está visualizando Atlas CNT do Transporte 2025 apresenta retrato completo da infraestrutura logística do Brasil

Atlas CNT do Transporte 2025 apresenta retrato completo da infraestrutura logística do Brasil

Ferramenta interativa reúne dados atualizados sobre a infraestrutura e a logística do transporte no Brasil

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) lança, nesta terça-feira (24), a terceira edição do Atlas CNT do Transporte, uma das mais completas publicações do setor. O documento oferece uma visão ampla, técnica e estratégica das condições da infraestrutura de transporte no Brasil, com dados atualizados, mapas interativos e análises por modal e com recorte regional.

O Atlas é voltado a difundir o conhecimento sistêmico das infraestruturas de transporte a empresários, gestores públicos, pesquisadores e profissionais do setor. A edição de 2025 traz aprimoramentos gráficos e tecnológicos, incluindo recursos visuais em 3D, que facilitam a análise da malha logística nacional.

“O Atlas vai além de um repositório de informações. É um instrumento de inteligência que mostra, de forma clara, a grandiosidade do setor transportador e como sua atuação é imprescindível para o desenvolvimento do país”, destaca Vander Costa, presidente do Sistema Transporte.

O material contempla todos os modos de transporte. Alguns destaques apresentados são os seguintes:

  • Rodoviário: concessões, duplicações, malha total, pontos críticos e conexões intermodais.
  • Ferroviário: estrutura, produção, concessões e os efeitos do novo marco legal do setor.
  • Aquaviário: crescimento da navegação interior e da cabotagem, além de informações sobre hidrovias e portos.
  • Aéreo: recuperação do setor pós-pandemia, avanços nas concessões e caracterização das aerovias.

Além disso, o Atlas apresenta um mapa multimodal, que reúne todos os modos de transporte, permitindo a visualização total da malha viária brasileira. Também destaca temas como sustentabilidade, por meio da atuação do Despoluir, e os impactos da logística no desenvolvimento econômico.

Acesse aqui o Atlas CNT do Transporte 2025.

Fonte: CNT / Foto: Divulgação