ANTT e CCR RioSP inauguram novas pistas marginais da Dutra ao Trevo Bonsucesso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de anunciar que as obras de adequação de capacidade da Via Dutra (BR-116), na região do trevo de Bonsucesso, na altura do quilômetro 209, 500 – sentido São Paulo, e trevo da Jacu Pêssego, no quilômetro 213, em Guarulhos (SP), serão entregues mais cedo do que o previsto, no dia 25 de maio, ou seja, nove meses antes do estabelecido no contrato de concessão. O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, participaram do evento de inauguração.

As melhorias são realizadas em conjunto com a concessionária CCR RioSP, responsável pelo trecho, e Governo Federal e fazem parte do pacote de investimentos de R$ 1,4 bilhão para a ampliação de capacidade de tráfego na Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa gerou mais de quatro mil postos de trabalho.

A ação contempla a liberação da nova marginal na pista sul da Via Dutra, sentido São Paulo, abrangendo o trecho do trevo de Bonsucesso até a marginal existente, entre os quilômetros 209,500 e 211,800, com acesso ao bairro Jardim Maria Dirce.

Já no sentido Rio de Janeiro, o trecho entre os quilômetros 209 e 211 da marginal foi liberado ao tráfego no início do mês de abril. As demais obras de implantação de novas pistas marginais, entre o pedágio de Arujá e Posto Sakamoto, sentido São Paulo, e entre o trevo do Bonsucesso e Base da Polícia Rodoviária Federal, no sentido Rio de Janeiro, seguem conforme o cronograma previsto no contrato de concessão.

Além disso, a concessionária também está concluindo a construção do novo trevo na região da Jacu Pêssego, no quilômetro 213 da Via Dutra.

Além da construção de novas pistas marginais, haverá ampliação da pista expressa, passando de duas para três faixas de rolamento entre os km 218 e 231, novos viadutos ligando à Via Dutra as rodovias Fernão Dias e a Hélio Smidt, principal acesso ao aeroporto internacional de Guarulhos, além de uma nova chegada a São Paulo, com a construção de um novo acesso da Dutra à ponte do Tatuapé.

Benefícios para motoristas

Combinadas, as iniciativas visam a melhoria da fluidez do tráfego de forma geral e no trevo de Bonsucesso, também aprimorar a distribuição de tráfego de longa e curta distância, a fluidez e a segurança viária, bem como oferecer uma nova opção retorno para o motorista.

Fonte: ANTT – https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-e-ccr-riosp-inauguram-novas-pistas-marginais-da-dutra-ao-trevo-bonsucesso