Brasília passou a ocupar, a partir de hoje, o centro das decisões que vão moldar o futuro das rodovias brasileiras. Começou nesta terça-feira (2/12), no Auditório Eliseu Resende, na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o I Workshop GeoBIM – Infraestrutura do Futuro, encontro estratégico que segue até amanhã, quarta-feira (3/12), e marca um salto de inovação no planejamento, na fiscalização, na manutenção e na operação das rodovias federais concedidas no país.
O workshop representa um importante movimento de mercado. A ANTT se coloca, de forma clara e protagonista, como indutora de um novo ciclo para a infraestrutura rodoviária nacional, ao reunir em um mesmo ambiente representantes do poder público, concessionárias, investidores, fornecedores de tecnologia, associações e especialistas nacionais e internacionais, além dos parceiros institucionais. O objetivo é transformar tecnologia em eficiência, previsibilidade regulatória em segurança jurídica e inovação em oportunidades concretas de investimento.
Logo no primeiro dia, o GeoBIM — integração entre o Building Information Modeling (BIM) e dados geoespaciais — foi apresentado de forma aplicada, demonstrando como a combinação dessas tecnologias já é capaz de reduzir custos, eliminar desperdícios, prevenir falhas e aumentar a transparência em todas as fases de uma concessão, do projeto à operação. Trata-se de uma virada de chave para o setor, que passa a contar com modelos digitais mais precisos, dados em tempo real e maior controle sobre cada etapa das obras e dos ativos rodoviários.
A mesa de abertura contou com a presença do diretor da ANTT, Severino Neto, do Superintendente de Infraestrutura Rodoviária da Agência (SUROD), Fernando Bezerra, responsável pelo planejamento e pela idealização do workshop, e do diretor executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Marco Giusti. O auditório lotado, com mais de 200 participantes, além das centenas de pessoas que acompanharam o evento online, pelo canal da ANTT no Youtube, evidenciou o alto interesse do setor e reforçou o potencial transformador da iniciativa.
Para Fernando Bezerra, o momento é decisivo para elevar o padrão das concessões no Brasil. Segundo ele, a ANTT vive um dos ciclos de investimentos mais robustos dos últimos anos, e a integração do BIM com o georreferenciamento posiciona a Agência em outro patamar de gestão. “Temos uma carteira expressiva de obras em andamento e planejadas. O uso combinado do BIM com dados georreferenciados traz mais precisão, reduz erros, evita retrabalhos e torna as decisões muito mais assertivas. Além disso, essa aplicação está conectada ao nosso plano de sustentabilidade, promovendo uma infraestrutura mais resiliente, eficiente e alinhada às melhores práticas internacionais”, destacou.
Na avaliação de Marco Giusti, a iniciativa da ANTT vai além da inovação tecnológica e sinaliza uma mudança estrutural para o mercado. “A implantação do GeoBIM exige uma nova cultura de integração entre concessionárias, projetistas, fornecedores, gestores de ativos e poder concedente. O ganho é direto: mais produtividade, redução de desperdícios, otimização de custos e maior transparência, inclusive para a sociedade. A informação passa a ser mais acessível, organizada e confiável em todas as etapas do ciclo de vida da rodovia”, afirmou.
Já o diretor da ANTT, Severino Neto, ressaltou o caráter estratégico do encontro, especialmente em um momento de expansão da carteira de concessões federais. “A ANTT olha para o futuro ao reunir o ecossistema da infraestrutura em torno de uma agenda prática de inovação. O GeoBIM fortalece nossa capacidade de planejar, regular e fiscalizar obras cada vez mais complexas, conectando tecnologia, governança e eficiência. Estamos liderando esse movimento de forma pioneira, e o conhecimento gerado aqui será incorporado tanto nos contratos em vigor quanto nos próximos leilões. Trata-se de uma agenda concreta de competitividade para o Brasil”, pontuou.
Ao longo dos dois dias de programação, representantes da Infra S.A., DNIT, Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, ARTESP, concessionárias como Motiva, Arteris, EcoRodovias, Nova 381 e Nova Rota do Oeste, além de empresas globais como Autodesk, Codex, Bentley Systems, Kartado e a Dynatest compartilham experiências, cases reais e soluções aplicadas à realidade brasileira. Estão em pauta temas como regulamentação do GeoBIM, uso de drones para medições, ambientes comuns de dados, gêmeos digitais, análise de projetos, monitoramento de obras e gestão completa do ciclo de vida das rodovias.
Na prática, o impacto é direto para toda a sociedade com obras mais bem planejadas, menor risco de atrasos, redução de custos operacionais, mais segurança viária, maior transparência e melhor qualidade dos serviços prestados. Agora, tecnologias que antes pareciam distantes passam a integrar, de forma definitiva, o cotidiano da infraestrutura federal.
Alinhado ao Mapa Estratégico da ANTT 2024–2030 e ao Programa ProRev, o início do I Workshop GeoBIM reforça o compromisso da Agência com a inovação, a modernização e a entrega de valor ao cidadão. Ao abrir espaço para a convergência entre regulação, tecnologia e mercado, a ANTT não apenas atualiza seus processos, mas reposiciona o Brasil em um novo patamar de competitividade em infraestrutura rodoviária.
E, embora o encontro siga até amanhã, a ANTT já deixou uma mensagem muito importante com esse evento logo no primeiro dia: a Agência não apenas regula o presente — ela projeta, constrói e lidera o futuro das rodovias brasileiras. A transformação não está mais no papel. Ela começou hoje.
Fonte: ANTT
