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A partir de 2026, caminhões elétricos da Scania terão recarga de alta potência

A nova frota de caminhões elétricos da Scania estão sendo preparados para utilizar carregadores de megawatts. A ambição é atingir 80% da capacidade das baterias em aproximadamente 30 minutos. Tecnicamente, o MCS é um padrão global para recarga rápida de caminhões elétricos, projetado para suportar até 3.000 amperes (a primeira versão da Scania oferecerá 1.000 amperes).

O objetivo é reabastecer as baterias dos caminhões em até 80% em cerca de meia hora. Com o novo sistema MCS, os modelos elétricos da Scania poderão ser alimentados com até 750 kW, o dobro da velocidade do atual padrão CCS2. Os caminhões com essa tecnologia estarão disponíveis para pedidos no começo de 2026.

Graças ao MCS, os caminhões elétricos da marca poderão receber até 750 kW, tornando o processo cerca de duas vezes mais veloz que o sistema CCS2. Essa potência exige soluções avançadas de segurança, como conectores com resfriamento líquido e protocolos de comunicação otimizados, assegurando operações estáveis e eficientes.

“Nossa inovação em recarga não só garante desempenho e durabilidade em rotas extensas, mas também contribui para tornar o transporte sustentável uma opção viável. Com caminhões compatíveis com MCS e uma rede de abastecimento robusta na Europa, estamos pavimentando o caminho para um setor de carga mais eficiente e limpo”, afirmou Daniel Schulze, responsável pelas Soluções para Caminhões Elétricos da Scania.

Lançamento dos caminhões Scania com MCS em 2026

Os modelos equipados com o novo sistema estarão disponíveis para compra no primeiro trimestre de 2026. “A Scania colabora com a iniciativa Milence e outros parceiros para instalar 1.700 estações de recarga rápida na Europa até 2027. Essa estrutura reforça as diretrizes do Regulamento de Infraestrutura para Combustíveis Alternativos, garantindo eficiência em viagens longas. Recargas rápidas e programáveis permitem que motoristas cumpram pausas obrigatórias sem preocupação com atrasos, um aspecto vital para competir com os motores a diesel e alcançar as metas ambientais”, explicou Jorge Soria Galvarro, Consultor Técnico Sênior de Infraestrutura de Carregamento da Scania.

Fonte: Frota&Cia / Foto: Divulgação