A Entrevias Concessionária de Rodovias e a Eixo SP já utilizam o Sistema de Pesagem em Movimento de alta velocidade, o WIM (Weigh In Motion), tecnologia que registra peso, tamanho e outras medidas do caminhão sem que o veículo precise entrar nas balanças ou Postos Gerais de Fiscalização (PGF).
A Entrevias foi a primeira concessionária no Brasil a operar o sistema WIM, uma inovação do Programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo.
O WIM é importante para o caminhoneiro, pois contribui para reduzir o tempo de viagens e melhora a performance da logística de entregas e de escoamento de produtos no país.
O Sistema de Pesagem em Movimento de alta velocidade está instalado em 4 pontos:
- Rodovia Anhanguera (SP-330): km 373+000 norte e sul – próximo à cidade de Orlândia
- Rodovia Anhanguera (SP-330): Km 448+000 sul – próximo à cidade de Igarapava
- Rodovia Armando de Salles Oliveira (SP-322): Km 358+000 leste – próximo à cidade de Pitangueiras
- Em setembro de 2021, o WIM entrou em operação definitiva na rodovia Anhanguera, e em seguida, a fiscalização com o mesmo sistema começou a funcionar no PGF da SP-322.
Esta semana, a concessionária anunciou a ampliação desses pontos, com obras de duas novas unidades do Posto Geral de Fiscalização (PGF), sendo um na SP-333 – Rodovia Miguel Jubran, em Florínea, no km 447 sentido leste, e o segundo, na Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros, em Pongaí, no km 235 sentido oeste. Os dois novos PGFs vão contar com balança de sistema WIM (weigh in motion), de pesagem dos caminhões em movimento.
Já a Eixo SP faz a fiscalização com este sistema de monitoramento de caminhões na SP-310 – Rodovia Washington Luis, no trecho de Corumbataí, com o objetivo de coibir o excesso de carga. De acordo com a concessionária, a tecnologia trará mais segurança e rapidez aos motoristas, já que apenas os veículos com excesso ou irregularidades precisarão entrar no posto de pesagem para aferição da carga.
Como funciona
A concessionária desenvolveu um modelo operacional inovador, que garante a facilidade de identificação de todos os veículos e direciona para entrada e pesagem no PGF somente os caminhões que estiverem com o peso ou as dimensões (largura ou altura) muito próximos dos limites da respectiva categoria, para que seja possível uma verificação mais precisa dessas características.
A concessionária instalou pórticos sobre as faixas de rolamento que estão equipados com câmeras com capacidade para identificação de placas (OCR), leitoras de tags de radiofrequência, scaner laser e câmeras panorâmicas. No pavimento das rodovias, foram instalados os sensores de peso e, com a integração dos equipamentos, é possível detectar a classificação do veículo, o peso bruto total, peso por eixo e por conjunto de eixo, além de identificar a placa de veículo, suas dimensões (altura, largura, comprimento).
“O sistema tem alta tecnologia embarcada e oferece de maneira rápida, segura e precisa um diagnóstico completo do veículo. Compara, por exemplo, suas dimensões com as especificações das tabelas oficiais do DER e alerta para possíveis discrepâncias, que serão, então, verificadas no sistema de pesagem tradicional”, explica Jorge Baracho, gerente de Operações da Entrevias.
Fonte: SINDIPESA/Entrevias-EixoSP