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Leilão da Fernão Dias viabiliza R$ 14,8 bi em investimentos e fecha ano histórico para Infra S.A. e Ministério dos Transportes

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Com papel central na agenda de concessões, a Infra S.A. atuou em todos os projetos de otimização de contratos rodoviários de 2025, incluindo o da Fernão Dias. A estatal foi responsável pela análise de pré-admissibilidade da proposta da BR-381/MG/SP, arrematada no último leilão rodoviário do ano, realizado nesta quinta-feira (11) na B3, em São Paulo.

Com a proposta de desconto de 17,05% sobre o valor da tarifa básica de pedágio prevista no edital, a Motiva (ex-CCR) foi a vencedora. A concessão prevê R$ 14,8 bilhões em investimentos para modernizar 569 quilômetros entre Minas Gerais e São Paulo, ampliando a capacidade, a segurança viária e a fluidez em um dos corredores logísticos mais movimentados do país, que registra a passagem de mais de 250 mil veículos por dia.

Durante a cerimônia de batida de martelo, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, ressaltou o papel decisivo da liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Renan Filho na retomada da infraestrutura nacional, destacando os 22 leilões rodoviários realizados nos últimos três anos. Bastos também reforçou que a concessão marca um dia histórico para o Brasil.

“Hoje é um dia de celebração. A reorganização das concessões só foi possível graças à determinação do ministro Renan Filho e à escolha acertada do presidente Lula. Em três anos, chegamos a 22 leilões e retomamos obras que o país não podia mais esperar. Agradeço o trabalho integrado do Ministério dos Transportes, da ANTT, do BNDES, do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e das equipes da Infra S.A., que foram decisivas para este resultado”.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que o leilão da Fernão Dias encerra de forma histórica o ciclo de concessões de 2025, consolidando o Brasil como um dos maiores mercados de infraestrutura do mundo.

Ele ressaltou o compromisso do Governo Federal em acelerar investimentos, celebrou a vitória da Motiva e reconheceu a atuação da Arteris e o trabalho integrado da ANTT, do BNDES, da PPI e da Infra S.A. Renan reafirmou ainda que 2026 será um ano de expansão, com novos leilões rodoviários e ferroviários que ampliam o ciclo de obras iniciado pelo governo Lula.

A Infra S.A. é responsável pelos estudos que viabilizam 12 dos 21 empreendimentos da carteira de concessões do Ministério dos Transportes para o ano que vem. Somados, os investimentos previstos apenas nesses projetos podem alcançar R$ 193 bilhões, dentre o total de R$ 288 bilhões previstos pelo Ministério para as concessões.

Eduardo Camargo, CEO da Motiva Rodovias, afirmou que o ativo está totalmente alinhado à estratégia da companhia. Segundo ele, trata-se de uma concessão grande e complexa, localizada em uma região estratégica, e a Motiva está preparada para cuidar da rodovia com excelência, dando continuidade ao trabalho anteriormente conduzido pela Arteris.

Além da proposta vencedora, o certame recebeu ofertas do Consórcio Infraestrutura MG, do grupo EPR, que administra seis concessões em Minas Gerais e no Paraná e da Arteris, operadora da Fernão Dias desde 2008 e gestora de outras seis rodovias no Sudeste e no Sul do país.

A sessão contou ainda com a presença de autoridades do setor, entre elas o secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, e representantes das empresas participantes.

Fonte: Infra SA

Foto: Jeff D’Avilla