Concessão reúne trechos das BRs 470, 282 e 153, com investimentos previstos para ampliar capacidade e segurança viária
O governo federal anunciou a concessão de um dos conjuntos rodoviários mais problemáticos de Santa Catarina. O pacote que engloba a BR-470, BR-282 e BR-153, rotas com tráfego intenso, alto índice de acidentes e obras lentas, deve ir a leilão em 2026. O edital prevê que a empresa vencedora seja obrigada a investir R$ 6,45 bilhões nas rodovias ao longo dos 30 anos de concessão.
A informação consta em um documento divulgado nesta terça-feira (25) pelo Ministério dos Transportes, detalhando o calendário de concessões rodoviárias do país.
Conforme o plano, o edital será publicado em julho de 2026, e o leilão está marcado para novembro do mesmo ano. O processo está atualmente aprovado pelo Ministério dos Transportes e aguarda abertura de audiência pública na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Pacote reúne 515 km entre Blumenau e o Oeste de SC
A concessão engloba 515,16 quilômetros de rodovias entre Blumenau e a região Oeste, reunindo três dos principais corredores logísticos de Santa Catarina.
O lote faz parte de um pacote nacional que prevê 35 leilões de estradas, somando quase R$ 400 bilhões de investimentos no período de quatro anos.
Segundo o governo, o conjunto é considerado o “principal eixo logístico multimodal do Vale do Itajaí”, responsável por escoar grande parte da produção industrial, agropecuária e madeireira do Estado. A BR-470, em especial, é vista como essencial para a ligação com os portos de Itajaí e Navegantes.
Obras previstas: duplicações, marginais e novos dispositivos
O projeto foi estruturado pela empresa Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e prevê uma série de intervenções ao longo das três rodovias:
- 50,44 km de duplicações adicionais
- 122,19 km de faixas adicionais
- 72,68 km de marginais
- 13 pórticos
- 159 dispositivos e interseções (novos e remodelados)
- 29 passarelas de pedestres
- 2 pontos de parada e descanso para caminhoneiros
A previsão é que a receita bruta gerada pela concessão alcance cerca de R$ 30 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato. O custo operacional tem valor presente líquido estimado em R$ 5,49 bilhões.
Impacto econômico: mais de 93 mil empregos
O governo federal estima que o pacote possa gerar 93.452 postos de trabalho, incluindo empregos diretos, indiretos e induzidos pelo efeito-renda.
Fonte: ND MAIS / Foto: Adriano Da Nahaia/ND MAIS
