DNIT atua em serviços de manutenção preventiva em pontes na Bahia

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está executando a manutenção de Obras de Arte Especiais (OAEs) na BR-030/BA, BR-122/BA, BR-135/BA, BR-349/BA, BR-430/BA, na Bahia por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). A expectativa é que, ao todo, 44 pontes sejam beneficiadas. O valor do investimento feito pelo Governo Federal é de aproximadamente R$ 5 milhões.

Com o avanço das atividades, as equipes da autarquia já executaram e concluíram os serviços em cinco pontes da BR 349/BA, no município de Bom Jesus da Lapa. As intervenções beneficiaram as pontes sobre o braço do Rio São Francisco I (Lagoa da Lapa), Ponte sobre o Rio São Francisco (Ponte Gersino Coelho), Ponte sobre o braço do Rio São Francisco II, Ponte sobre o braço do Rio São Francisco II e a Ponte sobre o braço do Rio São Francisco IV.

As estruturas receberam manutenção em diversos aspectos, como substituição das juntas de dilatação, limpeza e desobstrução de dispositivos de drenagem, tratamento de armaduras expostas, entre outros. As intervenções fazem parte do PROARTE, responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em OAEs, caracterizados como pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção, que integram a malha rodoviária federal em todo o país. Os trabalhos executados visam garantir a segurança dos usuários, além de preservar as Obras de Artes Especiais das rodovias.

Nas próximas semanas, o DNIT dará continuidade à execução das melhorias nas demais obras de arte especiais contempladas no contrato. Conforme o cronograma 39 pontes seguem com as manutenções em andamento. A estimativa é que todas as atividades sejam concluídas no segundo semestre de 2025.

Sobre as rodovias – As rodovias federais BR-122/BA, BR-135/BA, BR-430/BA, BR-349/BA e BR-030/BA exercem papel estratégico na integração regional, no escoamento da produção agrícola e mineral, bem como no fomento ao turismo.

A BR-135/BA constitui um dos principais eixos de ligação entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste, com relevância para o desenvolvimento da fronteira agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

A BR-430/BA interliga o Oeste ao Sudoeste baiano, com destino a Salvador, e é fundamental para o transporte de grãos, minério de urânio e o fluxo turístico oriundo do Centro-Oeste.

A BR-349/BA é essencial para a logística da produção agrícola irrigada pelo Rio São Francisco, além de facilitar o deslocamento de romeiros e turistas entre o Distrito Federal e o litoral nordestino.

Já a BR-030/BA conecta importantes zonas produtoras à Ferrovia Oeste-Leste e ao Porto de Ilhéus, reduzindo em mais de 200 quilômetros o percurso entre o Centro-Sul do país e o sul da Bahia.

Por fim, a rodovia BR-122/BA representa um papel estratégico para o escoamento da produção agrícola, industrial e mineral do interior baiano, conectando centros produtivos às demais regiões do país. Trata-se de um eixo estruturante para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Fonte: DNIT