SEST SENAT oferecerá capacitação e saúde a jovens em acolhimento, com meta de engajar todas as unidades do país
O Sistema Transporte reafirmou seu compromisso com a inclusão social e o apoio à promoção da saúde, da qualidade de vida e do desenvolvimento profissional de jovens em situação de vulnerabilidade durante a abertura do 1º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos, realizado nessa quinta-feira (4), no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em Brasília. A iniciativa articula tribunais de justiça e instituições parceiras para ampliar a autonomia de adolescentes em acolhimento ou egressos do sistema de proteção.
O diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Valter Souza, destacou que dezenas de unidades do SEST SENAT já estão aptas a receber esse público em cursos de capacitação, atendimentos de saúde e atividades esportivas e de lazer, com a meta de expandir a ação para todo o país.
A iniciativa surgiu a partir de um projeto-piloto conduzido pela unidade operacional de Brasília e pelo TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios), a partir do Projeto Impulsiona. “Estamos prontos para desenvolver iniciativas que aproveitem a força do nosso setor, essencial ao país, e ajudem a superar lacunas ainda existentes. Nossas unidades têm infraestrutura para preparar profissionais de excelência, unindo acolhimento e formação em prol da cidadania”, afirmou.
O SEST SENAT integra o Programa Novos Caminhos por meio do Projeto Impulsiona, que busca contribuir para que pessoas em situação de vulnerabilidade social superem essa condição, considerando uma agenda de responsabilidade social conduzida por empresas do setor de transporte.
Por meio do projeto Impulsiona, o SEST SENAT promove capacitação profissional e atendimentos de saúde para crianças e jovens – inclusive aqueles em medidas protetivas previstas no artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente –, além de mulheres em situação de risco ou violência doméstica e pessoas com deficiência.
O corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell, lembrou que o Programa nasceu para assegurar perspectivas reais de futuro aos adolescentes. “O Programa nasceu para que o desligamento do sistema de proteção não represente abandono. Queremos garantir oportunidades de vida digna e cidadania plena. Com a adesão de todos os estados, nossa meta é ampliar para cada criança e adolescente que precisa”, disse.
O ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Lelio Bentes classificou a iniciativa como revolucionária e essencial. “Essas crianças e esses adolescentes não são invisíveis. O CNJ teve a sensibilidade de enxergar ali seres humanos e estender a mão do Judiciário”, afirmou.
Também participaram da mesa de abertura o secretário de Estratégia e Projetos do CNJ, Gabriel Matos, e representantes da Petrobras, dos Correios e da Vale.
Visita técnica
Mais de 80 juízes da Corregedoria Nacional do CNJ, vindos de diferentes regiões do país, visitaram, nessa sexta-feira (5), a unidade do SEST SENAT em Brasília (DF). O grupo foi recebido pelo gerente executivo de Promoção Social da instituição, Jean Michel Brault, que apresentou os resultados do Projeto Impulsiona. “É uma iniciativa que transforma vidas e que já gerou dezenas de profissionais de excelência ao mercado de trabalho, que podem, com o conhecimento adquirido no SEST SENAT, seguir suas carreiras da melhor forma”, disse.
Durante a visita, os magistrados conheceram de perto a infraestrutura da unidade, passando pelas salas de aula do SEST SENAT, pelo simulador de voo e pelo simulador híbrido de direção para ônibus e caminhã, além dos espaços de atendimento em nutrição, psicologia, odontologia e fisioterapia.
Os juízes destacaram de forma positiva a diversidade de serviços e a qualidade da estrutura do SEST SENAT. Para eles, a atuação da instituição representa um exemplo de como a integração entre formação e assistência pode transformar vidas e ampliar os impactos positivos voltados à inclusão social.
A juíza auxiliar da Corregedoria Nacional do CNJ, Claudia Catafesta, comandou o encerramento do dia e elogiou a iniciativa: “Fomos presenteados com esta visita a uma estrutura maravilhosa. É gratificante saber que juízes de todos os estados poderão contar com esse trabalho. Para quem ainda não iniciou, é a hora de começar.”
Fonte: CNT / Foto: Divulgação/CNT