Uma boa parte do diesel usado nas rodovias brasileiras vem da Rússia, e agora o governo dos Estados Unidos poderá sobretaxar a compra do combustível pelo Brasil, o que pode gerar um significativo aumento de valores no mercado interno.
Hoje, 61% do diesel importado no Brasil vem da Rússia, assim como 20% dos fertilizantes usados nas lavouras de todo o país. Fontes ligadas ao governo americano afirmam que Donald Trump pode assinar novas taxações ao Brasil, incluindo a importação de diesel.
Se isso realmente ocorrer, o prazo é de cerca de dez dias. Medida semelhante já acontece com a Índia.
Para reverter esse quadro, o Brasil teria que buscar outros fornecedores, como o próprio Estados Unidos, ou países árabes. Se isso ocorrer rapidamente, o impacto no valor nas bombas será limitado.
De acordo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, o valor médio do diesel russo fica em US$ 0,02 por litro abaixo do preço médio americano, mas a diferença já chegou a ser maior, de US$ 0,18 por litro.
Entre janeiro e julho, o diesel russo respondeu por 61% das importações do Brasil, totalizando 17,7% do consumo interno. Nesse período, os 11,9 milhões de metros cúbicos importados, 7,3 milhões vieram da Rússia.
Fonte: Blog do Caminhoneiro / Foto: Imagem de DepositPhotos