A Infra S.A. e o Instituto de Planejamento e Pesquisa Econômica da China State Railway Group vão atuar em conjunto no desenvolvimento dos estudos de viabilidade para um corredor ferroviário que ligue o Brasil ao Oceano Pacífico. O acordo entre as duas instituições foi firmado nesta segunda-feira (7), no Ministério dos Transportes.
Atualmente, a Infra S.A. conduz os estudos para viabilizar a concessão do corredor que integra a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), com leilão previsto para 2026. Esse eixo ferroviário é considerado a base estruturante do futuro corredor bioceânico, que busca ampliar a competitividade da infraestrutura de transportes brasileira e criar uma alternativa logística para exportações com destino ao mercado asiático.
A parceria possibilita o aprofundamento das análises técnicas e econômicas para a consolidação do projeto. Ao assinar o memorando de entendimento, a diretora-presidente substituta da Infra S.A., Elisabeth Braga, destacou que a parceria reforça o papel da empresa como articuladora de soluções estruturantes para o setor ferroviário.
“A infraestrutura é um fator decisivo para o crescimento e o desenvolvimento econômico do país. A Infra S.A. está pronta para desenvolver essa parceria estratégica com a China State Railway Group, atuando lado a lado na elaboração dos melhores estudos para a expansão da malha ferroviária nacional”.
A agenda de cooperação entre Brasil e China foi destacada pelo secretário Especial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Casa Civil, Maurício Muniz.
“Essa foi uma diretriz definida pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da China, Xi Jinping, no final do ano passado. A cooperação entre os dois países estabelece sinergias entre os planos de infraestrutura do Brasil e da China”, afirmou.
A articulação para o memorando de entendimento entre as duas empresas foi iniciada em abril, quando uma delegação chinesa visitou o Brasil e percorreu obras estratégicas como a Fiol 1 e a Fico. Em maio, durante missão oficial à China, o secretário Nacional de Ferrovias, Leonardo Ribeiro, acompanhou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em agendas com autoridades chinesas, aprofundando o diálogo técnico-institucional que culminou na formalização da parceria.
“Este não é apenas um gesto formal, é o primeiro passo de uma jornada técnica, institucional e diplomática que visa aproximar continentes, reduzir distâncias e fortalecer laços entre nações que compartilham uma visão de longo prazo”, afirmou Ribeiro.
Representando o lado chinês, o diretor-geral da China State Railway Group, Wang Jie, reforçou o compromisso da empresa com a cooperação.
“Esta parceria é um fruto da sabedoria e da confiança mútua, e vai contribuir no dinamismo e desenvolvimento dos transportes em nossos países. Que a amizade entre o Brasil e a China perdure por longo tempo e continue a frutificar”, disse.
Fonte: Infra SA