No momento, você está visualizando Sistema Transporte leva visão do setor ao centro dos debates no Fórum de Lisboa

Sistema Transporte leva visão do setor ao centro dos debates no Fórum de Lisboa

  • Categoria do post:Transportes

Representantes do Sistema Transporte participam, nesta semana, de agendas relacionadas ao Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, que se encerra nesta sexta-feira (4). O evento, promovido pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), pelo LPL (Lisbon Public Law Research Centre) e pela FGV Justiça, reúne autoridades, juristas e especialistas do Brasil e da Europa. Os debates se concentram nos impactos da inteligência artificial e da digitalização sobre as estruturas jurídicas, econômicas e sociais, com foco em soluções sustentáveis e inclusivas.

Na terça-feira (1º), o grupo participou do evento Diálogos sobre Inovação & Direito, promovido pelo CEDIS/IDP (Centro de Direito, Internet e Sociedade) em parceria com o Jusbrasil. O encontro reuniu especialistas para discutir os desafios regulatórios e institucionais da transformação digital. O Sistema Transporte foi representado pela diretora executiva nacional do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Nicole Goulart; pela gerente executiva de Poder Legislativo, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Andrea Cavalcanti; e pelo assessor da Presidência da CNT, Igor Fernandes. Entre os debatedores, estavam o vice-presidente do Senado Federal, senador Eduardo Gomes (PL/TO), que destacou a aprovação do projeto sobre IA (inteligência artificial) pelo Senado, o qual aguarda liberação da Câmara dos Deputados. Para o senador, a matéria foi amplamente debatida e, durante esse processo, muitas informações foram coletadas e auxiliaram a esclarecer dúvidas e demonstrar a necessidade de regulação da IA.

Na quarta-feira (2), a CNT promoveu um almoço institucional em homenagem ao ex-presidente da República Michel Temer e ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REPUBLICANOS/PB). Organizado pela Confederação em parceria com o ex-deputado federal Fábio Ramalho, o encontro reuniu autoridades brasileiras e representantes do Sistema Transporte, fortalecendo o diálogo institucional e a articulação estratégica do setor. Entre os participantes, estiveram o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes; o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Afrânio Vilela; os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e das Cidades, Jader Barbalho Filho; e os governadores Helder Barbalho (Pará) e Ronaldo Caiado (GO). Também estiveram presentes deputados federais, senadores, lideranças políticas, representantes de órgão reguladores, dirigentes de entidades do setor de transporte e empresários.

Na quinta-feira (3), o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, integrou o painel Mobilidade em Transformação – O papel do transporte na revolução energética. O debate foi mediado pelo diretor de Jurídico & Governança do Grupo Santa, Sérgio Moraes, e contou com as participações do ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Aroldo Cedraz; do advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima; do diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Lucas Asfor Rocha; do diretor jurídico do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Walter Baere; e do vice-presidente da Cosan S.A., Guilherme Penin. O presidente do Sistema Transporte reafirmou o compromisso do setor com a transição energética e reforçou que ela deve ser realizada com dados reais do setor. Nesse contexto, informou que a Confederação está realizando um grande levantamento sobre as emissões em todos os modais, o qual será lançado na Estação do Desenvolvimento, durante a COP30.

No mesmo dia, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, participou do painel Planejamento Urbano – Infraestrutura e Desenvolvimento ao lado da secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado de São Paulo, Natália Resende; do conselheiro do TCM/SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) Ricardo Torres; do presidente executivo da TelComp, Luiz Henrique Barbosa; e do diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio. A moderação foi conduzida pelo diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos.

Os integrantes do Sistema Transporte também estiveram no Lisboa Connection Diálogos – Transição e Integridade no Mercado de Energia: Desafios e Soluções. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Transição Energética, o encontro abordou caminhos para uma transição energética justa e transparente.

No último dia do encontro, as mesas de debate estiveram focadas na questão da segurança. Temas como a regulamentação das big techs, segurança pública e federalismo, além do enfrentamento às organizações criminosas, foram abordados. As mesas contaram com a presença do ministro do STF Alexandre de Moraes; do senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG) e do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entre outros.

Fonte: CNT