No momento, você está visualizando Com a participação de entidades do setor, CCR RioSP apresenta avanços das obras na Serra das Araras e novos investimentos no Sul Fluminense

Com a participação de entidades do setor, CCR RioSP apresenta avanços das obras na Serra das Araras e novos investimentos no Sul Fluminense

Durante a reunião extraordinária da Comissão Tripartite, representantes do setor produtivo visitaram a Fábrica de Vigas e receberam atualizações sobre as obras na Rodovia Presidente Dutra, que é estratégica para o transporte de cargas no Brasil

Nesta quarta-feira (28), a CCR RioSP promoveu uma Reunião Extraordinária da Comissão Tripartite no canteiro de obras do EGTC, localizado na RJ-127, em Vila Industrial, no município de Paracambi (RJ). O encontro teve como foco a visita técnica à Fábrica de Vigas, localizada dentro do canteiro, além da apresentação do status atual das obras na Serra das Araras e dos investimentos programados para a Região Sul Fluminense, entre Resende e Porto Real.

A Rodovia Presidente Dutra (BR-116 – Rio/SP), por onde circulam mensalmente cerca de 390 mil veículos em ambos os sentidos, sendo 36% veículos de carga, é um dos principais corredores logísticos do País. Estes veículos transportam mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, evidenciando a importância estratégica da Serra das Araras para o Transporte Rodoviário de Cargas.

Com investimento estimado em R$ 1,5 bilhão, as obras na Serra contemplam a construção de 24 viadutos, duas rampas de escape na pista de descida, melhorias em 14 pontos de acesso e uma nova via marginal na pista sul, no sentido São Paulo. As pistas contarão com quatro faixas de rolamento, acostamento e uma faixa de segurança, o que permitirá a redução de até 50% no tempo de percurso, além de reforçar a segurança viária da região.

De acordo com informações da concessionária, até o dia 22 de maio de 2025, 32% das atividades previstas já foram concluídas, mantendo-se dentro do cronograma estipulado. A entrega da nova pista de subida está prevista para 2028, enquanto a pista de descida deverá ser concluída em 2029.

Para o trecho do Sul Fluminense, a CCR RioSP prevê o início das obras no segundo semestre de 2025. A intervenção inclui a ampliação da pista expressa para quatro faixas por sentido e a construção de vias marginais nos trechos urbanos de Barra Mansa, Porto Real, Resende, Itatiaia e Piraí, o que promete melhorar significativamente a mobilidade urbana e logística da região.

Estiveram presentes na reunião representantes de diversas entidades e instituições, como Sérgio Vianna, diretor de Relações Institucionais da FETRANSCARGA, que também representou o SINDICARGA e a NTC&Logística; Delmo Pinho, assessor da presidência da FECOMÉRCIO, e Diogo Martins, especialista de Estudos Econômicos da FIRJAN, entre outros convidados que acompanham de perto os impactos e avanços das obras na região.

Para Sérgio Vianna, a presença das entidades do setor na visita é estratégica: “É fundamental acompanharmos de perto o andamento das obras na Serra das Araras, uma região estratégica para o transporte de cargas no Brasil. A Rodovia Presidente Dutra é um dos principais eixos logísticos do país e concentra uma grande parcela da circulação de mercadorias que impulsionam a nossa economia. Como representantes do setor, reconhecemos a importância desses investimentos para a fluidez do tráfego, a segurança dos motoristas e a competitividade das empresas. Também destacamos a relevância da transparência e do diálogo constante com os entes públicos e privados envolvidos nesse processo, que impacta diretamente o dia a dia do transporte e o desenvolvimento regional”.

Fonte: NTC&Logística / Foto: Divulgação