ANTT e Ministério dos Transportes destacam avanços na infraestrutura rodoviária para o escoamento da maior safra da história

  • Post category:Sem categoria

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, nesta quarta-feira (5/2), da cerimônia de lançamento do Plano de Escoamento da Safra 2025, evento que contou com a presença dos ministros dos Transportes, Renan Filho; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O plano reafirma o compromisso do Governo Federal com a infraestrutura e a logística do setor agropecuário, garantindo um escoamento eficiente e seguro da maior colheita de grãos da história do Brasil. O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, participou como convidado da cerimônia.

O Brasil registrará, em 2025, a maior produção de grãos de sua história, estimada em 322,47 milhões de toneladas. Para assegurar que essa produção chegue aos mercados consumidores e aos portos de exportação com rapidez e segurança, o Governo Federal tem investido maciçamente na recuperação e modernização das rodovias brasileiras.

Em 2024, R$ 3,6 bilhões foram aplicados na melhoria dos corredores logísticos, e para este ano, estão previstos mais R$ 4,5 bilhões em investimentos, garantindo redução dos custos logísticos e maior competitividade para o agronegócio brasileiro. Esses recursos são direcionados a dois eixos fundamentais para a infraestrutura rodoviária: o Arco Norte e o Corredor Sul/Sudeste.

Obras estruturantes para o agro brasileiro

No Arco Norte, que compreende importantes rodovias de escoamento do Centro-Oeste e Norte do país, os investimentos aumentarão de R$ 2 bilhões para R$ 2,6 bilhões, elevando a qualidade das vias e concluindo obras essenciais, como:

  • Pavimentação da BR-226/MA (Baú – Timon) e da BR-235/BA (Remanso – Campo Alegre de Lourdes);
  • Ponte entre Estreito e Aguiarnópolis, na BR-226/TO/MA;
  • Ponte de Xambioá/TO – São Geraldo do Araguaia/PA na BR-153/TO/PA;
  • Pavimentação do trecho Cocos – Divisa BA/MG na BR-135/BA.

A melhoria da infraestrutura rodoviária já é visível: desde 2023, a proporção de rodovias consideradas boas no Arco Norte subiu de 52% para 83%, reduzindo significativamente os trechos em estado crítico.

No Corredor Sul/Sudeste, estão programados investimentos de R$ 1,9 bilhão, contemplando:

  • Duplicação de 87 km entre Cuiabá e Sinop na BR-163/MT;
  • Duplicação entre Navegantes e Gaspar na BR-470/SC;
  • Duplicação de 46 km entre Soledade e Lajeado na BR-386/RS;
  • Melhorias no acesso ao Porto de Capuaba, na BR-447/ES.
  • Ampliação das concessões e leilões

A ANTT também desempenha papel essencial no fortalecimento da infraestrutura de transportes, ampliando as concessões rodoviárias e ferroviárias. Em 2025, estão previstos nove leilões para concessão de 5.517 km de rodovias, com investimentos de R$ 91,4 bilhões. Além disso, a ampliação do modal ferroviário será impulsionada pela concessão de 1.708 km de ferrovias, representando investimentos da ordem de R$ 99,7 bilhões.

Compromisso com a infraestrutura nacional

A participação da ANTT no Plano de Escoamento da Safra reforça o compromisso da Agência em garantir a segurança e eficiência do transporte terrestre brasileiro, que reflete diretamente na economia do país. Com investimentos históricos e gestão eficiente, a Agência segue contribuindo para a modernização das rodovias e ferrovias de norte a sul, fortalecendo a economia e garantindo o escoamento ágil e seguro da produção agropecuária nacional.

FONTE: ANTT