Vendas de implementos rodoviários devem crescer 5% em 2024

A venda de implementos rodoviários está aquecida no País. Em razão disso, a Anfir projeta que o ano de 2024 pode fechar com o total de 157 mil equipamentos vendidos, ante os 151 mil emplacados em 2023. Assim, registrando o crescimento de 5%.

Seja como for, de janeiro a setembro, o setor apresentou alta. Ou seja, no segmento pesado de reboques e semirreboques, a indústria vendeu 67.429 implementos. Em igual período de 2023, o volume foi de 65.824. O que representa crescimento de 2,44%.

Implementos leves também avançam nas vendas
No setor de carroceria sobre chassi, o de leves, a indústria vendeu de janeiro a setembro, 50.565 produtos, ante 45.352 unidades no mesmo período do ano passado. Com isso, o segmento apresentou variação positiva de 11,49%.

Dessa forma, conforme o presidente da Anfir, José Carlos Spricigo, no total a indústria de implementos rodoviários cresceu 6,13%. De janeiro a setembro de 2024 foram comercializados 117.994 produtos, contra 111.176 unidades no mesmo período do ano passado.

Ano de Fenatran pode ajudar nas projeções
Seja como for, o aumento de 5% de crescimento, conforme as projeções, é com base no mercado mais aquecido. Todavia, também é ano de Fenatran, onde comumente a indústria fecha negócios, incluindo para o mercado externo.

“A Fenatran é o maior catalisador de negócios do setor. E historicamente a indústria de implementos rodoviários sempre apresenta balanço positivo de vendas após o evento. E neste ano a indústria dispõe de alguns modelos de implementos em estoque. O que pode facilitar a aquisição de imediato do semirreboque. O que pode contribuir com um número ainda maior de crescimento frente a previsão da Anfir”, explica Spricigo.

Fonte: Transporte Mundial – https://transportemundial.com.br/vendas-de-implementos-rodoviarios-devem-crescer-5-em-2024/