A pesquisa anual de escassez de motoristas da IRU revelou que, apesar da demanda reduzida devido ao COVID-19, ainda há uma escassez alarmante de motoristas.
Pesquisando 800 empresas de transporte rodoviário de mais de 20 países, a IRU descobriu que a falta de motoristas era mais aguda na Eurásia, onde no ano passado 20% das vagas de motoristas não foram preenchidas. A China foi o país menos afetado em 2020, com apenas 4% dos empregos abertos.
Em outros lugares, a falta de motoristas foi menos grave em 2020 do que em 2019 devido à pandemia. Na Europa, as vagas não preenchidas para motoristas caíram cerca de três quartos, de 20% para 5% para motoristas de ônibus e de 24% para 7% para motoristas de caminhão.
Trabalhos não preenchidos definidos para disparar em 2021
No entanto, as empresas de transporte prevêem que a escassez de motoristas se intensifique novamente em 2021, à medida que as economias se recuperam e a demanda por serviços de transporte aumenta. As empresas europeias esperam uma queda de 17% nos drivers este ano. Espera-se que esse déficit chegue a 18% no México, 20% na Turquia, 24% na Rússia e quase um terço no Uzbequistão.
“A escassez de motoristas ameaça o funcionamento do transporte rodoviário, cadeias de abastecimento, comércio, economia e, em última instância, o emprego e o bem-estar dos cidadãos. Este não é um assunto que pode esperar, é preciso agir agora ”, disse o secretário-geral da IRU, Umberto de Pretto.
A pesquisa IRU também investigou os motivos da falta de motoristas, constatando que a falta de motoristas treinados foi a principal causa em todas as regiões (38% dos entrevistados).
Mulheres e jovens expulsos
Condições de trabalho desafiadoras, ainda mais exacerbadas pela pandemia, e dificuldades para atrair mulheres e jovens para a profissão também foram citadas como problemas.
A pesquisa aponta para resultados mistos na busca da indústria para atrair mais mulheres em todas as partes do setor. Apenas 2% dos caminhoneiros em todo o mundo são mulheres e todos os países pesquisados ??viram a porcentagem de mulheres caminhoneiras cair. No entanto, houve sinais encorajadores na Europa, com a proporção de mulheres motoristas de ônibus subindo de 10% para 16% da força de trabalho total em 2020.
A porcentagem de caminhoneiros com menos de 25 anos caiu em quase todos os lugares em 2020, de níveis já baixos para 5% na Europa e na Rússia, 6% no México e 7% na Turquia. Com a idade média dos motoristas de caminhão profissionais em todo o mundo agora perto dos 50, e envelhecendo constantemente a cada ano, essa bomba-relógio demográfica só vai piorar sem medidas para reduzir a idade mínima do motorista.
Ação necessária sobre idade, estacionamento, treinamento e condições de trabalho
Com o desemprego juvenil bem acima de 30% em alguns países, atrair jovens para o setor deveria ser simples. No entanto, a idade mínima para motoristas profissionais é de 21 anos ou mais em muitos lugares, criando uma grande lacuna entre deixar a escola e assumir o volante. Os governos devem definir a idade mínima para motoristas treinados em 18, com treinamento a partir dos 17, a fim de desbloquear todo o potencial da profissão como um motor de emprego global.
Mais investimento em áreas seguras de estacionamento de caminhões para consertar o atual enorme déficit global tornaria as condições dos motoristas de longa distância mais seguras e colocaria mais pessoas ao volante, especialmente mulheres.
O treinamento e a certificação continuam vitais para atrair e desenvolver motoristas qualificados, especialmente com novas tecnologias, expectativas de segurança e padrões de conformidade. O novo programa IRU RoadMasters ajuda a indústria a investir em pessoas para lidar com a escassez de motoristas.
O efeito das restrições do COVID-19 sobre os motoristas profissionais, especialmente com a mídia destacando seu tratamento inadequado nos locais de entrega e controles temp orários de fronteira, impactou negativamente a atratividade da profissão no ano passado. As condições de trabalho vão melhorar quando os motoristas forem tratados com mais respeito. A IRU lançou uma carta global sobre o tratamento do motorista para apoiar isso.
“As soluções existem, mas se os governos não agirem agora para facilitar o acesso à profissão, melhorar as condições de trabalho e capacitar a força de trabalho, a escassez de motoristas continuará a atrapalhar e eventualmente danificar irreparavelmente as redes de mobilidade e cadeias de abastecimento vitais”, concluiu Umberto de Pretto.
Metodologia de pesquisa
A pesquisa de escassez de motoristas da IRU em 2020 foi compartilhada por membros da IRU com suas empresas de transporte rodoviário membros. Os resultados foram coletados entre outubro de 2020 e janeiro de 2021; havia 777 empresas de 23 países (incluindo empresas de transporte de passageiros e mercadorias).
Para cada tema, os resultados mostram a média, ponderada pelo número de motoristas da empresa, e o peso do país em termos de trabalhadores do transporte rodoviário em relação à média europeia.
O cálculo de escassez de motoristas de 2020 é baseado nos resultados da pergunta “Quantos motoristas você emprega atualmente?” e “Quantas posições de motorista não preenchidas você tem atualmente?”. A previsão de escassez de motoristas para 2021 é baseada nas próprias previsões dos entrevistados [resultados das perguntas “Por favor, indique o número esperado de motoristas que você precisará no próximo ano (assumindo negócios como de costume)” e “Quantas dessas posições de motorista você não será capaz de preencher (devido à falta de motorista) ”.
FONTE: IRU