Quem Somos

O Sindipesa – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais foi fundado em setembro de 1989 para prover serviços e representação para as empresas de transporte e movimentação de cargas, especializadas no segmento da indústria de bens de capital. O Sindipesa é o único sindicato que representa suas empresas em âmbito nacional, no Brasil.

QUEM PODE FAZER PARTE

Podem se filiar ao Sindipesa as empresas envolvidas no Transporte de Cargas Superpesadas e Superdimensionadas, Movimentação de Máquinas, Montagem e Manutenção industrial, Fabricação de Equipamentos de Transporte e de Remoção e Elevação de Cargas, Rigging, Serviços Especializados de Escolta, Freight Forwarders, Corretoras e Seguradoras.

MISSÃO

A missão do Sindipesa é servir, representar e defender os interesses das empresas de transporte e movimentação de cargas pesadas e excepcionais com uma só voz, influenciando de forma positiva ações governamentais no sentido de fazer avançar a imagem, eficiência, competitividade e lucratividade do setor. É, também, a de promover programas educacionais e pesquisas para a melhoria da segurança, desenvolvimento de equipamentos e novas tecnologias, e, para o desenvolvimento de um ambiente saudável para os negócios. É também de ajudar os membros a administrarem negócios mais eficientes e seguros, monitorando a legislação e as políticas regulatórias que afetam o setor nos níveis estadual e nacional.

GOVERNANÇA E PLANO ESTRATÉGICO

A Entidade é dirigida por uma diretoria eleita composta de 05 membros: Presidente, Vice-presidente, Diretor financeiro, Diretor de assuntos técnicos e operacionais de transportes e Diretor de assuntos técnicos e operacionais de guindastes, além do conselho fiscal, normalmente, executivos, diretores e presidentes das empresas associadas. A diretoria é eleita para um mandato de 3 anos, com a possibilidade de reeleição. O atual presidente é o senhor Julio Eduardo Simões, presidente da empresa Locar.

A Entidade conta ainda com: 7 diretores regionais indicados pelo Presidente e 2 Diretores Executivos contratados.

BREVE HISTÓRIA

O Sindipesa foi formado em 1989 completando 35 anos de atividade em 2024. Atualmente o SINDIPESA é parte obrigatória e reconhecida nos processos de produção e revisão de qualquer legislação ou regulamento envolvendo o transporte rodoviário de cargas pesadas e superdimensionadas, assim como, o trânsito de guindastes e demais veículos especiais.

REPRESENTAÇÃO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

O SINDIPESA é o único sindicato do país que representa suas empresas em âmbito nacional, sendo um dos cinco sindicatos nacionais membro do conselho de representantes da CNT – Confederação Nacional do Transporte.

Contato:

(11) 3051-4320​