No momento você está vendo DNIT recebe homenagem do Senado Federal pelos 20 anos

DNIT recebe homenagem do Senado Federal pelos 20 anos

Uma sessão especial no Senado Federal, nesta segunda-feira (7), celebrou os 20 anos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – completados em 5 de junho – e homenageou a Autarquia. O encontro, realizado por videoconferência, foi marcado por discursos que reforçam a importância do departamento para o desenvolvimento do Brasil. Atualmente, o DNIT tem 27,2 mil km de ferrovias, 19,5 mil km de vias economicamente navegáveis, 44 Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4), 65,3 mil km de malha rodoviária e 4.658 km de estudos de viabilidade de rodovias aprovados.

O requerente da sessão comemorativa, senador Wellington Fagundes, iniciou a reunião destacando a importância do departamento, principalmente no cenário atual, no que diz respeito à infraestrutura e logística da distribuição de vacinas para o combate à Covid-19. “Num país de natureza predominantemente rodoviária como o nosso, fortalecer o DNIT é, antes de mais nada, fortalecer um dos braços fortes do nosso desenvolvimento”, ressaltou o parlamentar.

Relembrando o nascimento da Autarquia a partir do antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, destacou o desenvolvimento ao longo dos anos, com a inclusão dos modais aquaviário e ferroviário e, recentemente, com a reestruturação feita em 2020, por meio da incorporação das Administrações Hidroviárias à estrutura das Superintendências Regionais. “Assim foi possível otimizar processos, potencializar resultados, e ampliar a capacidade multimodal da Autarquia”, explicou o diretor.

O general Santos Filho também ressaltou a criação de duas áreas estratégicas na estrutura da Autarquia: a Coordenação-Geral de Integridade, para ampliar a transparência e a ética na atuação do DNIT e aumentar a capacidade de combate à corrupção; e a Coordenação-Geral de Modernização e Gestão Estratégica, que tem objetivo de aprimorar a atualização constante dos procedimentos e processos da Autarquia, adotando as melhores e mais modernas práticas administrativas.

Além disso, o diretor-geral do DNIT reforçou a atuação do departamento ao longo dos últimos anos. “Uma gama considerável de grandes realizações, impossíveis de serem citadas agora, mas que trouxeram benefícios incalculáveis ao Brasil, tanto do ponto de vista econômico, como social e também de integração nacional”, enfatizou o general Santos Filho. “Só em 2020, o DNIT realizou 93 entregas nos três modais de transportes; e nesse ano, já foram entregues à população 34 empreendimentos”, completou.

O secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira, lembrou que a lei que criou o DNIT deu ao órgão a missão de zelar pelo patrimônio federal por meio do sistema viário nacional, e parabenizou o que tem sido feito. “Sou testemunha da qualidade do trabalho desenvolvido pelo DNIT, que é o berço do rodoviarismo nacional e serve de exemplo e memória de tudo que foi feito nas nossas rodovias federais e de inspiração a todos os engenheiros que, como eu, aprenderam a fazer obras de infraestrutura trabalhando com os servidores do DNIT”, enalteceu o representante do Minfra.

Durante o discurso, o secretário Marcello Costa também destacou a importância do alcance da Autarquia em todos os cantos do Brasil, por meio das superintendências regionais e unidades locais. “O DNIT é o braço do estado, é a presença do Governo Federal nas comunidades lindeiras que se ampliaram às margens das nossas rodovias”, disse. Além disso, reforçou a relevância do departamento para o cenário da infraestrutura brasileira atual. “O DNIT é peça fundamental do planejamento estratégico que está sendo feito para as próximas décadas da nossa infraestrutura de transportes”, concluiu o secretário.

Servidor público desde 1982, quando foi admitido no então DNER, o superintendente regional do DNIT na Bahia, Amauri Souza Lima, também participou da sessão e destacou a atuação da Autarquia em todo o país. “O DNIT é, sem dúvida alguma, a casa da engenharia de transportes responsável por fazer a ligação do país de Norte a Sul, de Leste a Oeste”, disse.

Convidados

Além dos representantes o DNIT e do Ministério da Infraestrutura, participaram da sessão especial do Senado o diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista de Barros Martins; o presidente da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura (Brasinfra), José Alberto Pereira Ribeiro; o presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor), Danniel Zveiter; a presidente da Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transportes (Anetrans), Luciana Dutra de Souza; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes e os deputados federais Diego Andrade, Pedro Uczai e Carlos Chiodini.

FONTE: DNIT – https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/noticias/dnit-recebe-homenagem-do-senado-federal-pelos-20-anos