No momento você está vendo Campanha nacional quer aumentar conscientização sobre responsabilidade no trânsito

Campanha nacional quer aumentar conscientização sobre responsabilidade no trânsito

Criada em 2014, a campanha Maio Amarelo inicia sua oitava edição com o tema principal “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) à frente, a ideia é conseguir diminuir cada vez mais os acidentes e mortes no trânsito através da conscientização coletiva.

A escolha do mês de maio pela proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) quando definiu a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito. As ações seguirão, devido às restrições da pandemia de covid-19, os moldes digitais.

“A conscientização no trânsito tem que acontecer o ano inteiro e não apenas em um mês. Em maio fazemos um esforço maior para levar esse pensamento a todos os brasileiros. Os riscos de acidentes existem e precisamos diminuir os números cada vez mais”, afirmou o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O laço amarelo é um sinal conhecido no mundo inteiro, representando diversos movimentos e ações. Cada entidade do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e os demais interessados podem se empenhar em alertar, reforçar as campanhas educativas e de fiscalização para reduzir o número de mortes e mostrar o papel de cada um trânsito.

O secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, comentou sobre o esforço do Ministério da Infraestrutura (MInfra) em diminuir o número de acidentes e morte no trânsito por meio de implementação de programas como o Educa e o Rodovias que perdoam. “Nosso esforço não será em vão, porque a sociedade está entendendo cada vez mais a urgência e relevância desse tema. Tivemos uma redução considerável nos últimos dez anos e vamos diminuir ainda mais”, comentou.

CAMPANHAS DIGITAIS – A campanha do ano passado aconteceu bem no início da pandemia de covid-19, mas o Ministério da Infraestrutura (MInfra) e o Denatran realizaram a primeira campanha 100% digital. O foco foram os profissionais da linha de frente como os profissionais do transporte e da medicina.

Em 2021, a campanha continuará online, mas o foco será todos que já voltaram as ruas e estão trabalhando. “Apesar do isolamento social, os acidentes continuam acontecendo e vamos promover, de forma inovadora, a conscientização de todos”, complementou Carneiro.

FONTE: Ministério da Infraestrutura