No momento você está vendo SETCESP e FETCESP disponibilizam testes de opacidade gratuitos a associados

SETCESP e FETCESP disponibilizam testes de opacidade gratuitos a associados

O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) e a  Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP) disponibilizam testes de opacidade gratuitos para seus associados. A iniciativa será realizada por meio do Programa Despoluir do SEST SENAT.

A empresas realizam agendamento e, após isso, um técnico é direcionado à empresa para a realização do teste. O profissional faz uma inspeção externa no motor do veículo e conecta o opacímetro ao escapamento enquanto o tacômetro é conectado à bateria. Desse modo, a quantidade de fumaça emitida por metro e sua tonalizada são calculadas e avaliadas.

Caso o veículo esteja dentro dos padrões estabelecidos pelo Decreto nº 54.487/2009, o técnico emitirá um laudo atestando a situação regular. Além disso, o veículo receberá um Selo de Aprovação do Despoluir. A norma que estabelece esse padrão é do estado de São Paulo.

A realização do teste de opacidade reduz danos ao meio ambiente, colabora com a diminuição da poluição e ajuda a melhorar a qualidade do ar nos centros urbanos. A emissão de fumaça preta em excesso pode indicar vazamento de combustível ou falha no funcionamento do veículo.

FONTE: Frota&cia / Transporte Mundial – https://www.frotacia.com.br/setcesp-e-fetcesp-disponibilizam-testes-de-opacidade-gratuitos-a-associados/