No momento você está vendo SEST SENAT realiza mobilização nacional do Dia do Motorista de 26 a 30 de julho

SEST SENAT realiza mobilização nacional do Dia do Motorista de 26 a 30 de julho

O Dia do Motorista é celebrado em 25 de julho, e o SEST SENAT fará uma grande mobilização nacional para homenagear esses profissionais. Com o tema “Muito mais do que motorista”, a iniciativa destaca a essencialidade desses trabalhadores para o Brasil, valoriza a atividade e reforça a mensagem de que, no dia a dia, esses profissionais precisam exercer múltiplos papéis a fim de garantir a qualidade do transporte de cargas e de passageiros e atender a novos desafios do mercado de trabalho.

O setor transportador tem sinalizado a recuperação na geração de vagas de emprego, mas a procura é por profissionais cada vez mais capacitados. O Painel de Emprego no Transporte, realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), mostra a evolução do mercado de trabalho no setor. Nos primeiros cinco meses deste ano, o setor mais contratou do que demitiu. A diferença entre as contratações e os desligamentos foi de 32.227. Se considerarmos apenas os cargos de motoristas, o saldo é de 13.862 vagas em 2021.

Por isso, na mobilização, as equipes do SEST SENAT irão ao encontro dos trabalhadores em centenas de pontos por todo o Brasil, para levar informação, conhecimento e cuidados aos motoristas profissionais.

As ações destacarão a importância da qualificação para o mercado de trabalho, estimulando que os motoristas sejam protagonistas de seu desenvolvimento pessoal e profissional, a fim de que estejam preparados para novos desafios. Também darão orientações sobre acesso à capacitação e à qualidade de vida com os serviços ofertados pelas unidades do SEST SENAT em todo o Brasil (cursos presenciais e a distância e atendimentos de saúde).

Novas habilidades
As transformações tecnológicas, sociais e econômicas que já estavam em andamento e se aceleraram a partir da pandemia da covid-19 têm alterado, também, o trabalho.

Novas competências têm sido demandadas de profissionais em todo o mundo. Uma pesquisa do LinkedIn identificou que, entre as habilidades mais importantes a serem desenvolvidas para o mercado de trabalho em 2021, estão: resiliência e adaptabilidade, capacidade de lidar com tecnologias, comunicação, inteligência emocional e criatividade.

A consultoria McKinsey também enumera habilidades tecnológicas, cognitivas, criativas, sociais e emocionais. Elas se refletem, por exemplo, em: raciocínio e solução de problemas; pensamento crítico e analítico; capacidade para uso de dados e tecnologias; autogestão e liderança; resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade; e relacionamento interpessoal e escuta ativa.

Como se preparar para os novos desafios
As 157 unidades operacionais do SEST SENAT em todo o país oferecem serviços de qualificação profissional para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Os cursos são ofertados nas modalidades presencial e a distância. As opções contemplam cursos livres, de curta duração, programas de formação para carreiras específicas, treinamentos com foco em eficiência energética para o transporte, cursos com prática simulada em equipamentos de alta tecnologia, além de certificação profissional para transportadores autônomos de cargas, ofertada em parceria com a CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos).

Também possuem serviços com foco na qualidade de vida, para proporcionar aos profissionais cuidados com a saúde física e emocional. Entre os serviços oferecidos, estão: atendimentos de fisioterapia, odontologia, psicologia e nutrição.

Como participar da Mobilização do Dia do Motorista
A Mobilização Nacional do Dia do Motorista acontecerá, de forma presencial, em centenas de pontos por todo o Brasil, como locais de parada e trânsito dos motoristas profissionais e nas empresas do setor. As atividades seguirão as diretrizes locais e as medidas de segurança quanto ao distanciamento social, para minimizar o risco de proliferação do novo coronavírus.

Os locais de atendimento serão disponibilizados no link.

FONTE: Fetcesp/Sest Senat – https://fetcesp.com.br/sest-senat-realiza-mobilizacao-nacional-do-dia-do-motorista-de-26-a-30-de-julho/