PROARTE: DNIT executa manutenção em estruturas localizadas em rodovias federais do Paraná

• Post category:Operacional

Por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas – PROARTE, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT realiza serviços de manutenção, no Paraná, de 84 obras de arte especiais (OAEs), termo técnico utilizado para designar pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção distribuídas pela malha rodoviária federal. As OAEs estão localizadas nas rodovias BR-153/PR, BR-277/PR, BR-376/PR e BR-476/PR.

Nesta semana, estão sendo realizados serviços na BR 153/PR: limpeza em superfície de concreto, no  Km 491,94; pintura manual, no Km 492,89; fixação e instalação de pingadeira de elastômero no Km 491,99; limpeza de pontes, entre outros serviços.

ProArtePR-BR-153b.jpeg

Com cerca de oito mil OAEs sob sua administração em todo o território nacional, o DNIT implementou, em 2016, o PROARTE, que tem por objetivo realizar a manutenção, recuperação e reabilitação destas estruturas.  As OAEs fazem parte da infraestrutura rodoviária federal, auxiliando no deslocamento de cargas e pessoas, movimentando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento. Com o tempo, as estruturas passam pelo inevitável processo de deterioração, sendo necessária a execução de serviços de manutenção e de reabilitação.

Os serviços de manutenção em OAEs incluem atividades como limpeza; recuperação de elementos estruturais; substituição e instalação de juntas de dilatação; instalação de pingadeiras de elastômero; recuperação de drenos; pintura de elementos metálicos e outros serviços que objetivam conservar e preservar os componentes que integram as estruturas.

Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT