No momento você está vendo Mais otimista, indústria registra recuperação de empregos em abril

Mais otimista, indústria registra recuperação de empregos em abril

  • Post category:Economia

Um alento foi dado nesta segunda-feira, 3, após as desanimadoras notícias sobre o aumento do desemprego no país no fim da semana passada, com os dados de fevereiro. O PMI industrial brasileiro, divulgado pela consultoria britânica IHS Markit, aponta que em abril o índice de emprego no setor aumentou, inclusive com reposição de funcionários dispensados ao longo da crise. O nível geral de sentimento positivo em abril aumentou em relação ao mês anterior foi acima da média do longo prazo e decorre das perspectivas futuras de recuperação da economia como fruto de uma melhor capacidade de vacinação contra a pandemia de Covid-19.

“As empresas contrataram mão de obra extra e se mostraram mais otimistas em relação ao futuro”, diz Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da IHS Markit. “Os participantes da pesquisa veem a luz no fim do túnel, e muitos acreditam que uma maior disponibilidade de vacinas ajudará a reduzir o ritmo de contágio e superar as restrições. As expectativas dos negócios melhoraram em abril, com o otimismo fundamentando a renovação na criação de empregos”, diz ela.

Em abril, o Índice Gerente de Compras do setor industrial do Brasil (PMI) ficou em 52,3, queda de 0,5 em relação ao ano anterior. Esta foi a segunda queda mensal consecutiva, porém menor que a apurada no mês anterior. O número acima de 50 aponta expansão no setor, decorrente principalmente do aumento da demanda internacional, consequência positiva da depreciação do real. Os pedidos para exportação tiveram aumento marginal no terceiro mês consecutivo.

Inflação

A taxa de inflação sobre os preços de venda teve a terceira alta mais rápida desde o início da pesquisa, em fevereiro de 2006. Os dados vão ao encontro do boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, pelo Banco Central, que apontou uma expectativa do mercado de alta de 5,04% da inflação em 2021.

FONTE: Veja