No momento você está vendo Governo quer utilizar R$ 15 bi de subsídios para zerar impostos do diesel

Governo quer utilizar R$ 15 bi de subsídios para zerar impostos do diesel

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que deve utilizar R$ 15 bilhões destinados a subsídios para zerar os impostos do diesel (PIS e Cofins). Recentemente, o presidente havia acenado com a possibilidade de zerar os impostos do combustível mais utilizado do país, com objetivo de diminuir seu preço nas bombas.

Segundo Bolsonaro, ele tem conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o secretário da Receita, José Barroso Tostes Neto, sobre o tema. “Vamos pegar esses R$ 15 bilhões e abater nos R$ 19 bilhões que arrecadamos de PIS e Cofins”, disse. Entretanto, ele não especificou quais subsídios seriam cortados para bancar a operação.

“O que geralmente é feito com esse dinheiro? Vai para o Tesouro. Quando vai para o Tesouro, não vai para nós porque tem o teto de gastos, então é dinheiro que vai para abater dívidas”, afirmou o presidente à Rádio Jovem Pan Maringá – PR. A ideia do Governo é zerar esses impostos para 2022, como um aceno aos caminhoneiros que já manifestaram descontentamento com o alto preço do diesel em algumas ocasiões nos últimos meses.

Em conversa com representantes da categoria no último dia 6, no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse: “temos que buscar maneiras de reduzir o máximo possível”. “Eu não gosto de falar em promessas, mas eu gostaria de zerar o imposto federal do diesel a partir do ano que vem. Não posso garantir que será feito, digo, não é uma promessa, é um estudo”.

FONTE: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/governo-quer-utilizar-r-15-bi-de-subsidios-para-zerar-impostos-do-diesel/

FOTO: Carro foto criado por jcomp – br.freepik.com