No momento você está vendo Acompanhe a vacinação contra covid-19 dos trabalhadores do transporte por estado

Em algumas cidades brasileiras, os trabalhadores do setor transporte já estão recebendo a vacina contra a covid-19. Atendendo a pedido da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o governo federal incluiu, em janeiro, segmentos dos profissionais do transporte no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a covid-19.

Estão no grupo prioritário os caminhoneiros; portuários, incluindo trabalhadores da área administrativa; empregados das companhias aéreas nacionais (aeronautas e aeroviários); empregados de empresas metroferroviárias de passageiros e de cargas; empregados de empresas brasileiras de navegação; e motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, incluídos os motoristas de longo curso.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o dia 6 de maio, foram aplicadas 6.813 doses do imunizante em trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros, portuários, trabalhadores do transporte aéreo, metroviário, ferroviário e aquaviário. Os estados que mais vacinaram esses profissionais são Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Veja abaixo alguns locais que já estão vacinando esse segmento e como conseguir se imunizar:

Bahia

Em Salvador, rodoviários com idade igual ou superior a 50 anos podem ser avcinados. Para ter acesso a vacina, o trabalhador deve estar em pleno exercício das atividades e conferir se o nome está na lista disponibilizada no site (http://www.saude.salvador.ba.gov.br). No ato da vacinação, deverá apresentar obrigatoriamente uma cópia impressa do último contracheque. A vacinação de rodoviários é feita das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Mato Grosso

Em Cuiabá, os motoristas de transporte coletivo estão sendo imunizados na sede de seus respectivos trabalhos. A secretaria de saúde da capital está agendando com as empresas e realizando a vacinação no local de trabalho dos motoristas, conforme cronograma da prefeitura.

Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande, o cadastro de trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros com mais de 18 anos deve ser feito pela internet (http://www.vacina.campogrande.ms.gov.br). São 34 pontos de vacinação espalhados pelas sete regiões da cidade, com funcionamento a partir das 7h30, sendo que nas unidades de saúde, as salas de vacina começarão a aplicar as doses às 13h.

Rio de Janeiro

Motoristas e cobradores de ônibus e condutores de transporte escolar que atuam na cidade do Rio de Janeiro já podem tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19. Para ter acesso, os profissionais devem estar na ativa e apresentar os três últimos contracheques comprovando vínculo com a profissão e local de trabalho ou declaração assinada do estabelecimento em que atuam, que ficará retida na unidade de saúde. O comparecimento ao posto de vacinação deve respeitar o escalonamento de idade e gênero definido no site coronavirus.rio/vacina

São Paulo

O governo de São Paulo anunciou a inclusão de cerca de 175 mil trabalhadores do setor de transporte nos novos públicos da campanha da vacinação contra a covid-19. No dia 11 de maio, terá início a imunização dos trabalhadores do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), das áreas de segurança, manutenção, limpeza e dos agentes de estação na linha de frente com 47 anos ou mais; além de operadores de trem de todas as idades. Já no dia 18, os motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo municipal e intermunicipal poderão começar a receber a primeira dose. Quem faz parte dos públicos-alvo da campanha pode realizar um pré-cadastro no site Vacina Já: https://vacinaja.sp.gov.br/

Esta matéria será atualizada assim que novas localidades anunciarem a vacinação dos trabalhadores do transporte.

FONTE: CNT